Antes de começarmos a entrar nesse assunto, interessante colocar todo mundo na mesma página. Primeira premissa básica é de que muitas empresas precisam de capital de giro para continuarem as suas operações.
A segunda é de que uma das maneiras de levantar dinheiro é a antecipação de recebíveis. É uma maneira de adiantar rapidamente o dinheiro que seria recebido no futuro.
Ou seja, transformar as vendas realizadas por meio de duplicatas, a prazo, parceladas no cartão de crédito e no carnê, nos cheques pré-datados em recursos líquidos imediatos.
Essa é uma modalidade indicada, principalmente, para empreendedores que vendem seus produtos ou serviços com prazos longos de recebimentos e de pagamento aos fornecedores ou colaboradores.
E aqui nesse post, você vai saber mais sobre o que é e quais são as vantagens para a sua empresa. Vamos lá?
O que é a antecipação de recebíveis?
Retomando: a antecipação de recebíveis é uma operação em que a empresa adianta o recebimento desses valores em instituições financeiras que assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do valor dos títulos negociados (antecipados ou descontados).
Alguns exemplos são:
- securitizadoras;
- factorings;
- instituições financeiras.
Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.
Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. Aqui nesse conteúdo, vamos falar mais sobre os prós e contras.
Desvantagens de utilizar a antecipação de recebíveis
Apesar de parecer uma ótima possibilidade de injetar dinheiro na sua empresa e assegurar as operações financeiras, apostar na antecipação de recebíveis é algo que demanda muita cautela.
Isso porque, normalmente, existem taxas de descontos cobradas pelas instituições que adiantam os valores, algo em torno de 3% a 12% ao mês. Por isso, antes de tomar uma decisão como essa, é importante:
- Analisar com cuidado as taxas de desconto e tarifas;
- Montar um planejamento financeiro eficiente;
- Avaliar qual modalidade de receita tem maior garantia de recebimento;
- Retirar os títulos baixados na operação de crédito do planejamento financeiro;
- Calcular exatamente qual a verba necessária para cobrir as operações.
Vantagens da antecipação de recebíveis
Como mencionamos acima, tudo na vida possui vantagens e desvantagens. Se você tem um controle financeiro bom e mesmo com as taxas, ainda é uma operação que vale a pena, bem-vindo novamente ao jogo.
As principais vantagens da antecipação de recebíveis é a rapidez da captação dos recursos, utilizar um dinheiro que já é da própria empresa e a garantia do pagamento dos valores. Vamos explorar melhor cada um dos itens:
Rapidez na liberação dos recursos
Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é a rapidez na liberação de recursos. Afinal de contas, dinheiro na mão em curto prazo pode ser um alívio e tanto.
Ajuda a controlar o caixa do negócio, diminui os percentuais de endividamento e possibilita que o empreendedor tenha margem de negociação com os fornecedores.
Crédito da própria empresa
Outra vantagem interessante da antecipação de recebíveis é que o crédito é da própria empresa. Ou seja, é um dinheiro já garantido por meio de compras que foram realizadas e não de terceiros.
No entanto, paralelamente, as instituições financeiras que trabalham com essa modalidade cobram uma taxa pela antecipação. Isso diminui o valor das suas vendas.
Garantia de pagamento dos valores
A inadimplência dos clientes finais é um dos maiores transtornos para as empresas e podem desencadear sérios problemas operacionais, principalmente, quando falamos sobre vendas à prazo.
A antecipação de recebíveis é uma formas da empresa diminuir os riscos já que os cheques, duplicatas ou outras modalidades de recebíveis são repassados antes do prazo de pagamento.
Conclusão
Como vimos acima, a antecipação de recebíveis é uma maneira prática de quitar as obrigações financeiras do negócio e uma opção viável para empreendedores que buscam capital de giro para um novo negócio, expandir a atuação comercial ou ainda refinanciar as suas dívidas.
Apesar de assustar um pouco a ideia de antecipar os recebíveis, existem opções sustentáveis excelentes e que podem entrar tranquilamente no seu planejamento financeiro.
Se você está desesperado, fique tranquilo. Existem especialistas, como da idr consultoria, que estão aptos para ajudá-lo a achar qual opção melhor se encaixa no seu planejamento financeiro.
Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.