Todo mundo sabe que empreender no Brasil é difícil, e provavelmente o maior de todos os desafios é que o ambiente de negócios é complexo. Além disso, o governo complica a vida das empresas criando muitas leis e requisitos que precisam ser cumpridos. Muitas vezes os empresários ficam perdidos, o que gera um sentimento de estagnação.
Um dos desafios que encontramos em nossos clientes é justamente esse: a dificuldade de fazer o negócio crescer e atingir o próximo patamar. Parece que está tudo indo bem, mas no fundo a pessoa sente que poderia estar melhor, ou mesmo que há coisas que deveriam estar fazendo e não estão. Entendemos que isto incomoda um pouco.
Como também somos empresários, sabemos o que se passa neste momento e sempre estamos aqui para ajudar. Uma vez que nossa missão é auxiliar no fortalecimento econômico das empresas no Brasil, vamos passar um pouco de nossa expertise para auxiliar a empresa a aumentar o faturamento e melhorar saúde financeira.
05 manobras para fazer a sua empresa crescer
1 – Enxergar melhor o seu negócio
Ter uma visibilidade completa do que acontece no seu negócio, principalmente na parte financeira, é fundamental. Apesar de simples, esta é uma pergunta que 90% dos empresários não conseguem responder. A verdade é que a grande maioria das empresas não sabe em detalhes o que acontece no seu negócio. Parece mentira, mas perguntas como as abaixos acabam pegando empreendedores de surpresa:
1 – Você sabe o faturamento exato por cliente e qual é o mais lucrativo?
2 – Você sabe qual dos seus produtos ou serviços é mais rentável e qual é menos rentável?
3 – Você está seguro de que a sua precificação é a melhor possível e se não daria para melhorar o jeito de cobrar dos seus clientes e aumentar o seu faturamento?
4 – Você tem visão do impacto da tributação da sua empresa em cima da sua margem de lucro?
5 – Você tem um controle preciso do fluxo de caixa, e minimiza o máximo possível a sua necessidade de capital de giro?
6 – As finanças da sua empresa está totalmente segregada da suas e dos seus sócios?
Se você ficou incomodado com alguma das perguntas acima, é porque provavelmente precisa colocar algumas coisas em ordem. Mas calma, sabemos que implementar os indicadores certos não é fácil.
E aqui não vamos minimizar a coisa: se você tem expertise e tempo para implementar tais controles, ótimo. Tire um tempo quando der e o faça. Caso contrário, recomendamos fortemente contar com a ajuda de profissionais especializados em gestão financeira.
E isto não é porque queremos puxar a sardinha para o nosso lado. Claro que sempre queremos ser contratados e ajudar cada vez mais empresas a crescerem, mas a verdade é que sabemos o quanto a empresa fica fragilizada se não há uma gestão correta da parte financeira por falta de visão e controle do todo.
Lembre-se que a parte financeira é o coração de qualquer negócio. Então não deixe de ter as melhores práticas possíveis de gestão para que tudo ocorra bem.
2 – Renegociar dívidas
Ter um balanço financeiro saudável é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Seja para pegar um financiamento, seja para conseguir ganhar uma licitação, seja para ser vendida em um momento futuro, quanto melhor o seu balanço mais favorável vai ser o cenário para você.
Assim, dentre as diversas estratégias que recomendamos a nossos clientes, uma ação que sempre traz um retorno interessante é juntar todas as suas dívidas em um pacotão e renegociá-las.
Vamos supor que você tenha um endividamento total de R$ 3 milhões a um juros médio de 5%. Nesta linha, cada 1% que você consiga na redução total do juros ao captar um financiamento novo, isso significa uma economia de aproximadamente R$ 30 mil por mês. Parece bom não? Imagina quantas pessoas a mais você não consegue contratar com este dinheiro?
Assim, captar um financiamento com juros menor e renegociar as suas dívidas pode ser uma excelente opção para melhorar o seu fluxo de caixa, tornando a sua empresa mais robusta.
Naturalmente, para você fazer isto acontecer, será necessário:
3 – Captar um financiamento
Uma das perguntas que mais escutamos de nossos clientes é: qual a diferença entre um financiamento público e o privado? Para começar, o financiamento público são aportes financeiros que vêm de bancos do governo como BNDES, FINEP, bancos estaduais ou agências de fomento como a Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, Fomento Paraná, etc.
O privado é aquele de instituições financeiras privadas. Nesta linha, há 3 categorias de agentes: empresas de crédito, fundos privados e bancos comerciais. Você pode entender melhor a diferença nesse post.
Aqui, vamos apenas ressaltar que o financiamento privado é mais rápido porque não é necessário montar um projeto tão grande e detalhado. Por isso, essa é a opção indicadas para empresas que necessitam de dinheiro rápido na mão.
Um financiamento público possui várias vantagens. Normalmente, oferece melhores condições, com taxa de juros mais acessíveis, maior prazo de carência e de amortização. Isso significa a possibilidade de trabalhar com parcelas menores adequadas ao orçamento da empresa. Outra vantagem adicional de se obter um empréstimo como este é obter um selo de parceiro de uma instituição pública, o que é muito bem visto aos olhos do mercado.
A contrapartida deste processo não é exatamente uma desvantagem. Digamos que, por ser economicamente melhor, o processo é mais trabalhoso. Primeiro, é necessário montar um plano de negócio altamente estruturado.
Juros mais baixos e condições favoráveis são apenas alguns dos benefícios de tentar um financiamento de bancos do Governo para a sua empresa. Ainda em dúvida? Veja nesse infográfico como funciona o financiamento e tenha um direcionamento mais assertivo para começar a buscar a linha mais adequada às suas necessidades.
4- Captar um investidor privado
Muitos fundos de investimento estão capitalizados e com recursos para investir em empresas com bons modelos de negócio. Entretanto, mais do que conhecê-los e apresentar-se a eles, as empresas devem estar preparadas para mostrar ações, modelos e desempenho que sejam adequados às teses de investimentos desses fundos. Como é a rentabilidade do negócio? Qual o modelo de escalabilidade? Como a empresa está organizada? Respostas a essas perguntas são extremamente importantes e podemos lhe ajudar a construí-las.
5- Planejamento tributário
Tão importante quanto as dicas acima é ter a sua empresa pagando os impostos da melhor forma, o que traz diversas vantagens.
Primeiro que você irá pagar o menos de imposto que é possível, o que com certeza deixa de ser um “desperdício” de caixa para a empresa. O empresário muitas vezes não pensa deste modo, mas deixar de pagar imposto por ter realizado um planejamento tributário bem feito é dinheiro que fica no caixa, ou seja, quase ou tão importante quanto conseguir um novo cliente financeiramente falando.
Vamos supor que você economize R$ 1 milhão em tributos que deixou de pagar. Agora faça as contas e pense quantos projetos ou produtos você tem que vender, entregar, faturar, não tomar calote, pagar os impostos e custos, para que sobre este um milhão no caixa. Percebeu a importância de um estudo tributário?
Além disso, um planejamento bem realizado faz com que a empresa possa se utilizar do máximo possível de incentivos fiscais, reduzindo ainda mais a carga tributária, ou seja, novamente mais dinheiro no bolso. Outra vantagem adicional é que isto faz com que a empresa não pague os tributos de forma incorreta, o que por si só também é favorável para o empresário.
Primeiramente, evita da empresa perder a Certidão Negativa de Débitos, o que garante que ela pode se beneficiar dos programas de incentivo do governo como financiamentos com juros reduzidos, incentivos fiscais ou mesmo participar de licitações. Segundo, isto evita autuações da Receita Federal, que podem acarretar multas exorbitantes, além da empresa ter que pagar advogados (que não costumam cobrar barato) para se defender. Ainda pode significar um paulada no caixa caso se tenha que pagar as multas.
Por último, ter pagos os tributos da melhor forma possível pode evitar evitar contingências tributárias numa análise de due diligence em uma operação de compra e venda de empresa. Em outras palavras, não ter riscos tributários passados vai aumentar o valuation da sua empresa em caso de venda, e isso também significa dinheiro no bolso no fim das contas.
Como um bônus, uma análise da situação tributária da empresa pode ainda identificar situações de recuperação de imposto pago a maior no passado. Já fizemos trabalhos que o cliente recuperou centenas de milhares de reais, que foram compensados com impostos a pagar. Ou seja, de uma hora para outra o cliente ficou sem pagar impostos por meses e meses. Imagina isto para sua empresa – pagar zero de imposto para os próximos meses? Legal, não?
Para finalizar, separamos alguns conteúdos para te ajudar a entender mais sobre os assuntos comentados aqui no post:
- Será que está na hora de conseguir um empréstimo? Fatores para avaliar!
- Por que o patrimônio líquido é fundamental para conseguir um financiamento
- Como conseguir milhões com as melhores condições do mercado
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