4432
Blog

Dívidas? Aprenda a renegociar e melhore sua saúde financeira

Financiamento

Os últimos anos tem sido uma avalanche de acontecimentos, desinstabilizando a economia mundial e deixando as empresas em dificuldades financeiras. Uma situação de endividamento é totalmente normal dentro do empreendedorismo. 

Uma hora ou outra, todas as empresas passam por momento de aperto. E por mais que pareça que não existe escapatória, com planejamento e disciplina, quase todas as empresas conseguem sair dessa. Sempre existe uma maneira de sair do buraco. 

Aqui nesse post, vamos mostrar como renegociar uma dívida e melhorar a sua condição financeira. Seja por meio de uma solução de crédito adequada ou pela renegociação da dívida, no final desse texto, você terá visualizado qual é o seu caminho.

Contando um case real

Para começar, vamos contar sobre um case real de um dos nossos clientes. A empresa em questão passou por dificuldades financeiras tremendas e teve que pedir dois empréstimos em dois bancos de varejo diferentes. Usaram garantias para assegurar a operação, uma deles, era um investimento que ficou bloqueado. Esse cliente nos procurou porque a soma dos financiamentos, seguido da ausência dos rendimentos da aplicação, estava pesando no caixa da empresa. A ideia, era buscar um terceiro financiamento com condições mais favoráveis e aumentar o prazo de amortização.

A seguir, vamos mostrar quais foram as nossas orientações para essa empresa sair dessa.

Analise a situação

Para encontrar o melhor caminho para sair do vermelho, você precisa manter a cabeça no lugar e o sangue frio e analisar verdadeiramente qual a sua situação. Comece calculando o tamanho da sua dívida e como sua empresa chegou até aqui.

Se, por acaso, operacionalmente está acertada, está lucrando e o endividamento está relacionado com problema de liquidez no curto prazo, uma das opções é buscar uma solução para melhorar o perfil dessa dívida.

No entanto, se a empresa apresentar um problema operacional, está deficitária e apresentar um certo envidamento, a situação é outra e exisge uma atuação mais drástica. O buraco, nesse caso, é um pouco mais embaixo.

Ainda existe os casos mais graves, quando a empresa está desestruturada, com um endividamento alto, deficitária e a um passo da recuperação judicial. Essa é uma situação mais díficil e estressante. Mas mesmo assim, ainda existe opções.

Então, chegando aqui, perguntamos: qual a situação da sua empresa?

Renegociando com o banco 

Essas informações são essenciais para você conseguir renegociar com o banco e, a partir disso, apresentar um plano favorável. Sabemos que fazer esse levantamento pode ser doloroso, mas apenas com coragem conseguimos olhar para dentro da estrutura e diagnosticar qual a verdadeira situação da empresa. 

Assim, sabendo quais são as causas,  você consegue traçar um bom plano de ação. Se o negócio está peracionalmente bem e endividou-se por causa de pagamento de fornecedores ou vendas a prazo, por exemplo, a ideia é renegociar a dívida buscando alternativas que ofereçam um maior prazo de amortização e juros mais baixos. 

Como no caso do nosso cliente. Dessa forma, o plano foi sentar com os gerentes e fazer propostas de renegociação. Assim, foi possível barganhar condições mais favoráveis para o pagamento. Contudo, é necessário agir rápido uma vez para não dar com a cara no muro e piorar a situação.

E se minha empresa for deficitária?

Se sua empresa tem um problema operacional, está deficitária e já existe um certo endividamento é necessário um plano de ação diferente. Envolve, antes de mais nada, reorganizar as finanças, arrumar a casa e, assim, tornar um negócio lucrativo novamente.

Por meio de um trabalho construtivo, é possível pensar em alternativas para se reerguer e se remodelar. No fim, melhorar. Algumas ações que podem ser tomadas é mudar a linha de produto ou mudar o direcionamento, focando em coisas mais lucrativas.

Assim, é possível atuar em duas frentes: diminuir prejuízo e começar a gerar certeza lucrativa. E assim, conseguimos chegar na situação da primeira empresa. E a partir disso, ir para a renegociação da dívida.

Se a situação for um endividamento alto… 

Quando a empresa está desestruturada, com um endividamento alto, deficitária e rumando a passos largos da recuperação judicial. Essa é uma situação mais difícil porque envolve elementos estressantes e outros tipos de renegociação.

Envolve fazer um diagnóstico profundo do ativo empresarial, saber quais as dívidas podem ser barganhadas primeiro, ajustar o débito com os credores, fornecedores e colaboradores. E então, tentar retomar o lucro para chegar na situação do primeiro cenário.

Conclusão

Lembre-se que mesmo que a sua empresa esteja muito endividada existe um caminho óbvio que precisa ser percorrido e que existe como reverter a situação. Comece analisando qual o verdadeiro cenário, o que envolve, estrutura, lucro e tamanho da dívida. Em seguida, veja como começar a pagar, tente buscar alternativas para voltar a lucrar e então, tente uma renegociação de dívidas.

Importante relembrar de que existem consultorias especializadas em descobrir as melhores alternativas para tirar a sua empresa do vermelho. A idr é uma delas. Entre em contato conosco. Podemos ajudar.

Boa sorte!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Tudo o que você precisa saber sobre o BNDES: linhas e programas, taxas de juros, e todo o passo-a-passo que você precisa para aprovar o seu crédito!

    M&A

    Precisando de um empréstimo com juros baixos para sua empresa? Saiba que quanto melhor o seu Score de Crédito, maiores são as chances de conseguir capital com boas taxas de juros, além de grandes prazos de carência e amortização. Veja aqui dicas de como melhorar este Score, e conseguir melhores condições para o seu empréstimo!

    Financiamento

    Sua empresa precisa de milhões para tirar aquele projeto da gaveta. É uma quantia grande e você sabe que pode economizar milhões em termos de juros mais baixos se conseguir um empréstimo de algum banco do Governo. E, agora, começou a avaliar as alternativas...

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve