Empréstimo com carro de garantia: o que é e como funciona

Dentre todos que estão sofrendo com a pandemia de Covid-19, os pequenos empreendedores compõem um dos grupos mais fragilizados. Apesar dos programas de ampliação de crédito lançados desde o início da crise, as empresas têm enfrentado dificuldades de acesso ao crédito.

Se você acompanha o blog da idr Consultoria, deve estar cansado de ler que não existe financiamento sem garantia. A boa notícia é de que agora, são aceitos carros como garantia para empréstimos menores.

Se antes era necessário um imóvel, maquinário ou até um fundo garantidor. Isso travava a vida de muita gente. Afinal, esse sempre foi um dos maiores entraves dentro do processo de concessão de crédito no Brasil .

Agora, o pequeno empresário que precisa de R$ 30 mil para colocar na empresa pode utilizar o seu automóvel pessoal e conseguir esse empréstimo na pessoa física. Interessante, não?

 

Empréstimo com carro de garantia: o que é

 

Aqui nesse post, vamos conversar mais sobre como funciona esse tipo de empréstimo e quais os primeiros passos para conseguir o recurso. Como mencionado acima, esse modelo de financiamento foi configurado para contemplar o pequeno empresário.

Muitos donos e donas de estabelecimentos precisam de uma quantia não muito alta para segurar as pontas. Seja para pagar fornecedores, cobrir um descasamento de caixa, honrar a folha de pagamento, conseguir capital de giro – dentre outras possibilidades.

Cerca de R$ 40 a 50 mil seriam o suficiente. A maioria dessas pessoas não possuem imóveis para dar de garantia, e então, o carro surge como uma alternativa. Funciona como um refinanciamento.

 

Empréstimo com carro de garantia: condições

 

No empréstimo com carro de garantia, o empresário faz o financiamento na pessoa física, colocando o carro ou moto como garantia da operação. O valor é calculado em cima do preço do veículo, alguns bancos e financeiras oferecem desde 50% a 90% do valor do carro.

Existem algumas condições básicas para oferecer o veículo como garantia, tais como:

 

  • O carro precisa estar quitado e regularizado, sem multas;
  • Precisa estar registrado no nome do titular do empréstimo;
  • Ter no máximo 15 anos de fabricação. Quanto mais novo o modelo do carro, melhores as condições de empréstimo.

Ao colocar seu carro como garantia, você reduz até 40% a taxa de juros porque a instituição financeira possui mais confiança ao emprestar o dinheiro. E você pode continuar usando o carro normalmente.

 

Empréstimo com carro de garantia: como funciona

 

O processo do empréstimo funciona da mesma maneira que outros semelhantes. Além da análise do seu nome e da sua pontuação de crédito, é necessário a comprovação da capacidade de pagamento.

Também pode ser solicitado um comprovante de renda e de endereço. Outro critérios de avaliação variam de acordo com a instituição financeira onde o empréstimo for solicitado.

Temos certeza que muitas pessoas ao chegarem nesse ponto, podem respirar aliviadas. Realmente, essa é uma boa opção para quem está precisando urgente de dinheiro para injetar no negócio. Os empréstimos algumas vezes são liberados em até três dias.

Caso você esteja dentro desse perfil ou interessado nessa modalidade de empréstimo, saiba que estamos aqui para ajudar.

 

Os consultores da idr Consultoria estão à disposição para ajudá-lo a entender quais são as melhores opções para sua empresa. Entre em contato conosco, mandando um WhatsApp ou ligando para 011 94551-7955.

 

Tags :

capital de giro fluxo de caixa, Consultoria de financiamento para empresas, empréstimos de capital de giro, Empréstimos e financiamento para empresas, financiamento com carro de garantia, Financiamento para Empresas

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo