3982
Blog

Imóvel como garantia: dicas para conseguir seu empréstimo com juros baixos

Financiamento

Você está precisando de empréstimo para sua empresa e sabe que precisa dar seu imóvel como garantia como operação. Se você acompanha o blog de financiamento da idr consultoria, já sabe que ter uma garantia real é meio caminho andando para a obtenção do crédito. 

Entretanto, ainda sim, gostaríamos de comentar sobre alguns aspectos relevantes neste tipo de operação, a qual te ajudará a avaliar qual a melhor opção dentre as linhas de crédito existentes. 

Apesar o imóvel facilitar – e muito – conseguir um empréstimo ainda é necessário que ele e também sua empresa atenda alguns requisitos para que a operação seja viabilizada.

Isso ocorre pois no fundo o banco, instituição financeira ou fintech, no fundo utiliza a garantia real como um respaldo de que terá o valor de volta se a empresa não conseguir honrar a dívida, embora o banco não tenha interesse no imóvel em si e irá tentar vendê-lo para recuperar o valor emprestado.

Isso quer dizer que a liquidez do imóvel será um fato que irá pesar positivamente na equação.

Ou seja, imóveis em áreas urbanas, que não estejam alienados em outra operação, e que estejam em boas condições darão maior chance para a empresa captar tanto um limite de crédito maior, quanto captar um juros mais baixos.

Além disso, outra dica importante é verificar se a matrícula do imóvel está regularizada e se está compatível com o IPTU em termos de metragem e condições.

Já tivemos vários processos de clientes nossos que ficaram travados por um tempo porque a descrição do imóvel na matrícula era diferente da que constava no IPTU. Regularizar toda esta documentação de antemão irá agilizar o processo.

 

Como está a situação financeira da sua empresa?

 

Estar com o patrimônio líquido positivo, ter um faturamento sólido e recorrente, e não estar negativada também são pré-requisitos que, mesmo com o imóvel em garantia, a empresa deverá ter para que ela seja bem vista na análise de crédito que será realizada. Lembrando que o não estar negativado também se estende para os sócios – e cônjuges também.

Assim, é sempre bom checar como está o seu status nestes bureaus de informações de crédito. Qualquer conta de telefone que por descuido você não tenha pago pode sujar o seu nome, o que irá atrapalhar a operação. Acredite, acontece bastante com nossos clientes.

Outra situações que ajudam é ter um faturamento sólido, e não solicitar um valor muito maior do que dois ou três faturamentos mensais, a não ser em casos que a empresa possua um  projeto de financiamento para iniciativas maiores.

Por isso, sempre reforçamos o fato de que é necessário que a empresa tenha uma boa gestão financeira, pois isto, além de manter a empresa saudável financeiramente, irá facilitar e diminuir o seu custo de capital.

Além disso, uma boa gestão financeira, que passa por saber gerenciar o fluxo de caixa de perto, pode até fazer com que a empresa não precise de capital de giro no médio e longo prazo, ou minimizar bastante esta necessidade.

 

Linhas de crédito para empresas com imóvel em garantia

 

A opção da garantia real abre bastante as portas na hora da obtenção do crédito. Assim, são inúmeras opções que a empresa pode ter, de modo que listaremos brevemente algumas abaixo.

Para escolher a melhor, veja neste post quais fatores você tem que avaliar ou então que tal baixar nosso infográfico “Como escolher a melhor linha de financiamento para sua empresa?“.

 

1 – Bancos do governo

Para empréstimos de capital de giro, ou financiamentos de valores mais elevados para projetos de investimento, os bancos públicos são sempre a primeira opção que recomendamos à nossos clientes avaliar. Como sempre costumamos falar em nosso blog, as linhas de bancos federais como BNDES e FINEP, ou mesmo de bancos estaduais como o Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, BADESC, etc. são sempre as melhores em termos de juros, prazos de carência e amortização.

Entre no site do banco de seu estado e encontre a melhor opção para sua empresa.

 

2 – Fintechs de crédito

Recentemente surgiram no mercado diversas fintechs de crédito, que se tornaram uma boa opção de crédito para quem tem imóvel a oferecer como garantia. Além de oferecer uma análise de crédito mais personalizada, elas conseguem dar limites maiores, com boas taxas.

Entretanto, como elas são novas no mercado, estas fintechs são extremamente conservadoras na análise de crédito, de modo que somente irão emprestar o dinheiro se a sua empresa estiver financeiramente saudável. 

 

3 – Financeiras tradicionais

Além das fintechs de crédito, existem as financeiras mais tradicionais, especializadas em crédito para imóveis. Apesar do processo destas ser mais tradicional e menos automático, podem ser uma boa opção se você estiver com tempo para procurar o juros realmente mais baixos.

 

4 – Bancos tradicionais

Por último deixamos o seu banco de relacionamento, e ainda a opção de cotar outros bancos, principalmente se for um empréstimo na casa de milhões, pois neste caso é possível ter uma vantagem e barganhar melhor em termos de taxa de juros. Esperamos que esse conteúdo o ajude na sua busca para a obtenção de crédito.

A idr consultoria tem conseguido crédito barato para diversas empresas ao redor do país. A sua pode ser a próxima! Se você fatura mais de R$ 500 mil reais ano, entre em contato com nossa equipe especializada. 

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    BNDES

    Saiba algumas dicas úteis de como você pode tirar suas dúvidas sobre o BNDES sem precisar cair no call center do Banco.

    Pessoa escrevendo um plano de negócios
    M&A

    Outro ponto importante na hora de escrever um plano de negócios é ter em mente de forma clara: qual a finalidade do business plan? Saber bem o objetivo final para o qual você está escrevendo o documento te dará um feeling apropriado em relação ao que o contexto no qual será feita a análise, o que também....

    Financiamento

    Qualquer pessoa à frente de um negócio sabe que existem momentos que a coisa aperta. Pode ser uma crise, uma recessão, um erro de planejamento ou alguma situação externa que não podemos controlar. É o famoso capital de giro. Saiba mais aqui!

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve