5282
Blog

MCTI estabelece novo Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica de projetos de pesquisa

Fundo Perdido
maturidade-tecnologica-de-projetos-de-pesquisa

Em nova portaria de outubro de 2022, o MCTI instituiu o uso de um sistema para o aferimento do nível de maturidade tecnológica de um projeto de pesquisa, no âmbito de projetos e programas ao Ministério relacionados. 

O escopo deste novo sistema será mensurar o grau de maturidade em relação a todos os projetos e programas desenvolvidos no âmbito do Ministério e de suas unidades vinculadas, ou que façam uso da base de dados e das soluções tecnológicas implementadas por este Ministério para esse fim. 

Segundo o Ministro Paulo Alvim, a implementação do sistema “simplifica e reduz o custo transacional dos projetos de inovação, o que traz facilidades para o empreendedor e para o investidor.”

A mensuração será baseada em um conjunto de parâmetros e/ou perguntas que serão feitas em relação ao projeto e programa, visando classificá-lo em uma escala de acordo com as respostas. 

Com este sistema, o Ministério de Ciência e Tecnologia visa atingir os seguintes objetivos: 

  1.  Criar uma classificação de projetos que permita criar diferenciais estratégicos na avaliação, na execução de ações e alocação de recursos;
  2.  Aumentar a capacidade institucional das unidades vinculadas na captação de recursos financeiros não orçamentários por meio da classificação dos projetos segundo suas características e natureza de apoio mais adequado;
  3.  Auxiliar no acompanhamento da evolução da maturidade dos projetos de PD&I do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de suas unidades vinculadas;
  4.  Facilitar a modelagem de projetos orientados a mercado;
  5.  proporcionar critérios ágeis de identificação de oportunidades de investimento pelo setor privado.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI reforçou que “o sistema é pioneiro no Brasil, vai dar mais segurança e atrair investidores para o ecossistema”. Segundo ele, a ferramenta “é um instrumento adicional ao legado de estruturas implementadas pela Sefip no MCTI. A ferramenta foi desenvolvida pela secretaria nos últimos três anos.”

O sistema de medição criado é baseado em algumas soluções baseadas na Metodologia do Technology Readiness Level (TRL) – em português, nível de prontidão tecnológica, um método criado pela agência espacial norte-americana NASA, na década de 1970. Essa ferramenta será aplicada na gestão e permitirá acompanhar a evolução de maturidade do projeto, provendo informações essenciais para a tomada de decisões relativas ao seu andamento, bem como avaliar a maturidade das tecnologias.

Com a criação deste sistema, o Ministério visa agregar transparência a todos os agentes envolvidos. Isto se dará a partir da exposição clara dos conceitos e da metodologia envolvida, que deverá seguir as boas práticas mundiais de aferição de projetos de P,D&I, bem como ser dinâmico e flexível para poder ser facilmente ajustável conforme a evolução das tecnologias e métodos de pesquisa.

Caberá às equipes de programas e projetos das áreas proponentes, utilizar a ferramenta para identificação do Nível de Maturidade Tecnológica no ato de cadastramento dos projetos e programas nas bases de projetos deste Ministério.

Nos próximos 90 dias, será disponibilizado em interface web uma plataforma que conterá a calculadora em versão web, de acesso livre e disponível no portal do MCTI. 

Esta calculadora de maturidade tecnológica de projetos de pesquisa poderá ser acessada por todos os atores do ecossistema de CT&I no Brasil, sendo um balizador para a avaliação e classificação dos projetos inseridos no Sistema de Gestão de Portfólios de Projetos do MCTI (SEGE3P), disponibilizados ao público por meio da Plataforma investMCTI,

Caso a metodologia seja tão clara, objetiva e eficaz quanto o Ministério preconiza, com certeza será um avanço significativo para metodologias de análise de projetos de P,D&I. Desse modo, será útil como classificador para diversas finalidades, desde a criação de políticas públicas, até critérios de avaliação de projetos para fins de concessão ou não de recursos. Além disso, ainda poderá servir como crivo para avaliação de projetos para o grau de inovação e ineditismo comparativamente ao mercado nacional internacional. 

Resta saber se esta metodologia será utilizada como framework para processos de análises de políticas públicas como a Lei do Bem, Lei de Informática, P&D da ANEEL, entre outros, que atualmente carecem de uma metodologia transparente de análise por parte do MCTI, trazendo insegurança jurídica para as empresas e agentes envolvidos. 

*

A idr consultoria tem anos de experiência na aprovação de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas dos mais diversos setores ao redor de todo o país. A sua pode ser a próxima! Que tal falar agora com um de nossos consultores especializados? Entre em contato pelo WhatsApp  011 94551-7955.

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Se a sua empresa não tem garantias reais para aportar em um financiamento, entenda como os fundos garantidores podem te ajudar no processo!

    BNDES

    Se sua empresa é de software, o governo disponibiliza algumas linhas de financiamento realmente interessantes para você. Além de software ser um setor estratégico para o país, todo mundo sabe que as empresas de software sofrem grande pressão para constantemente desenvolver e atualizar os seus produto...

    Orientações para começar a investir
    Gestão Financeira

    Você ralou bastante por anos a fio, e agora parece que o universo está começando a conspirar ao seu favor: finalmente você está colhendo os frutos do esforço árduo que investiu no seu trabalho.

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve