O que fazer quando o capital de giro está tirando seu sono

Começar um empreendimento significa que, muitas vezes, você vai passar por momentos de pressão e dificuldades – sozinho. Como um bom gestor, você não quer alarmar seus colaboradores e não quer criar incertezas entre os investidores. Assim, se dá conta, está segurando essa barra por conta própria. 

Se a falta de dinheiro em caixa para pagar as contas está afetando seu sono, você está no post certo. Respire e vai fundo nesse conteúdo e garantimos que, ao final, vai se sentir melhor. Se você está passando por um momento muito estressante como empresário ou empreendedor, saiba que não está sozinho.

Nós aqui da idr consultoria sabemos na pele que estar à frente de um negócio tem um preço psicológico alto. E se as rotina de longas horas de trabalho, seguidas de dificuldades emocionais e preocupações mentais são problemas suficientes, não queremos que o capital de giro seja mais uma. 

 

O que aconteceu com o capital de giro da sua empresa?

 

Capital de giro é o dinheiro disponível em caixa para pagar as contas do dia a dia. Uma falha de planejamento, fatores externos, um descasamento entre o recebimento dos clientes e o pagamento dos fornecedores… muitos são os motivos para as empresas precisarem de um aporte extra. Há várias causas para que isso aconteça, mas todas elas podem ser resumidas em falta de planejamento.

Isso não é uma falha, apenas um sinal de que é necessário alguns ajustes nas finanças. Para manter o fluxo do capital de giro da sua empresa, é preciso buscar o equilíbrio entre gastos e lucros. Por isso, a gestão financeira faz toda a diferença: se a empresa tiver gastos além dos lucros mensais, o capital de giro acabará se esgotando. Finanças organizadas podem evitar esse tipo de problema.

Antes de tratarmos das formas de resolver a falta de capital de giro, é importante restaurar sua confiança e relembrar que isso acontece com várias empresas pelo país, independentemente do seu porte e ou segmento. Não é incomum que um empreendedor abra um negócio, consiga boas vendas e conquiste clientes, mas que, de repente, o seu dinheiro acabe.

Levante, sacode a poeira e vamos dar a volta por cima.

 

Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.

 

Como conseguir capital de giro para sua empresa?

 

Se a falta de capital de giro já é uma realidade na sua empresa, saiba que, apesar de ser uma situação difícil, há alternativas que podem ajudar você a sair dessa e controlar melhor os recursos financeiros do negócio. Confira quais são elas a seguir!

 

#01: Antecipação de recebíveis

 

Se sua empresa possui contas para receber nos próximos meses, essa é uma ótima opção para conseguir crédito para capital de giro. A antecipação de recebíveis é uma modalidade onde a empresa recebe o valor referente aos recursos antes do tempo. Para isso, é necessário entrar em contato com uma  instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e descontam uma taxa de 3% a 12% ao mês. 

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.

Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. Aqui nesse conteúdo, vamos falar mais sobre os prós e contras.

Além disso, é importante cuidar para que essa medida não se torne uma forma de “tapar buracos” constantemente.

 

#02: Empréstimos em fintechs

 

Caso a sua empresa não tenha nenhum crédito a receber, outra forma de resolver o capital de giro negativo é optar pelos empréstimos das fintechs. Essas empresas novas no mercado, possuem taxas mais baratas do que o normalmente oferecido no mercado devido a dois grandes diferenciais.

O primeiro é a ausência de estrutura física. Ao contrário dos grandes bancos de varejo, as fintechs não possuem agências bancárias e normalmente atuam apenas com um único escritório sede, dependendo de uma plataforma tecnológica para realizar o processo, o que barateia os custos elas. Apesar da operação ser digital, as fintechs de crédito são empresas confiáveis e vale a pena conferir essa opção

O segundo é o uso da tecnologia para oferecer uma taxa de juros personalizada de acordo com o risco de cada cliente. Nos bancos tradicionais, os clientes são separados em grandes grupos com características semelhantes. Assim, bons pagadores com um score de crédito alto terminam pagando juros mais altos para compensar a inadimplência de outros, e a análise de crédito nunca é personalizada, de modo que o banco muitas vezes não oferece as taxas ou o limite que a empresa mereceria.

 

#03: Empréstimo P2P

 

No modelo tradicional de empréstimo,  instituições financeiras – bancos, FDICs, ou fundos de private debt – criaram mecanismos para emprestar dinheiro para empresas com o objetivo de lucrar com os juros aplicados na operação.

Como estas instituições possuem muito dinheiro de seus correntistas, acionistas ou até players com “bolso fundo”, eles se utilizam destes recursos para dar crédito a pessoas físicas e jurídicas. Desde modo, foram desenvolvidos meios de realizar análises de crédito precisas com o objetivo de evitar inadimplência e/ou processos jurídicos para realizar a cobrança de mal pagadores.

Essa operação permite que emprestar dinheiro de modo recorrente, em escala e de forma a dar lucro.

 

#04 Empréstimos de bancos públicos

 

Além do empréstimo, o empreendedor também pode optar por instituições financeiras que ofereçam o serviço de financiamento de capital de giro. Neste caso, a instituição empresta o dinheiro para que a empresa o aplique especificamente para resolver a falta de capital de giro.

Para saber como conseguir o financiamento é importante consultar o maior número de instituições que ofereçam o serviço, pois, assim como no empréstimo, as linhas de crédito e taxas de juros são diferentes e é preciso encontrar as mais vantajosas para o seu negócio.

 

Saiba mais:

 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Desejamos uma boa sorte na sua procura, e que você consiga o capital de giro que precisa para continuar crescendo. Bons negócios!

A idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por anos, que tal bater um papo rápido com nossos consultores especializados?

 

Tags :

Capital de Giro, capital de giro barato, capital de giro fluxo de caixa, como conseguir capital de giro, Consultoria Capital de Giro, consultoria capital de giro para empresas, Consultoria de financiamento para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Necessidade de capital de giro

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo