Como conseguir alguns milhões para financiar minha tecnologia?

Todo empresário ou empreendedor chega em um momento da vida em que pensa: “como eu posso financiar a evolução da minha tecnologia?”. Afinal, foi um longo caminho até a validação do produto e a penetração no mercado. E não faz sentido nenhum parar por aqui. 

Ideias não faltam, dentre elas, novas funcionalidades para fit no mercado, uma inteface mais moderna, melhorar a experiência do usuário… Todos sabem que inovação custa dinheiro e apesar da empresa não ter recursos para viabilizá-la, o aumento de receita para a empresa é certo.

Resta a dúvida: “afinal como conseguir dinheiro para levar a tecnologia para um novo nível”?

Aqui nesse post, vamos mostrar quais são as soluções que existem para levantar recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produto.

Apesar do momento não ser dos mais favoráveis, vale a pena ressaltar que existem boas opções. O problema nunca foi a falta de capital , sim, o processo para consegui-lo.

 

Juros mais baixos e condições favoráveis são apenas alguns dos benefícios de tentar um financiamento de bancos do Governo para a sua empresa. Ainda em dúvida? Veja nesse infográfico como funciona o financiamento e tenha um direcionamento mais assertivo para começar a buscar a linha mais adequada ás suas necessidades.

 

Quais as opções de financiamento para tecnologia? 

 

Linhas de financiamento de bancos públicos

 

Entre os mecanismos existentes de fomento a tecnologia destacam-se os programas de financiamento dos bancos estaduais e as agências de fomento cujo objetivo é exatamente fornecer-lhes os recursos necessários.

Nesta linha, o BNDES e a FINEP (linha Inovacred ou Finep 30 dias) são boas opções de financiamento, tendo abrangência nacional. Há ainda os bancos de desenvolvimento estaduais, como o Desenvolve SP, o AGERIO, BADESUL, etc. que também oferecem crédito com condições favoráveis.

Existem diversas linhas de financiamento de incentivos de tecnologias no País, cada qual com sua aplicação específica de modo que encontrar a linha certa pode ser um trabalho árduo.

Mas acredite, no final, vale a pena. Pode resultar na economia de milhões de reais em juros. 

 

Fundo perdido

 

Captar um recurso do governo sempre é mais interessante em relação à iniciativa privada, pois há a possibilidade de se obter um recurso não reembolsável, ou mesmo obter melhores taxas de juros, carência e prazo de amortização no caso de empréstimos.

Em termos de fundo perdido, programas como o PIPE da Fapesp, o RHAE e o Inova Talentos do CNPq ou mesmo os programas Inova da FINEP são ótimas opções para captar um recurso a fundo perdido e viabilizar a sua tecnologia.

Pode soar estranho, mas ás vezes, o fundo perdido não é a melhor opção para a sua empresa. Principalmente, porque é um processo demorado e cheio de detalhes. O que acha saber se sua empresa consegue recursos a fundo perdido antes de começar? Dê uma olhada nesse infográfico grátis!

 

Fintechs

 

As startups criam tecnologia para tornar a nossa vida mais confortável e resolver problemas da sociedade. Porque não criar uma tecnologia que facilitasse o acesso ao crédito?

A inovação e a tecnologia chegaram para quebrar o status quo e isso também se estende quando falamos do mercado financeiro.

Atualmente, agora existem as chamadas fintechs –  junção entre as palavras “finance” e “technology” (finanças e tecnologia em inglês). Elas se propõem a oferecer serviços financeiros de forma rápida, intuitiva e fácil.

Em linhas gerais, as fintechs de crédito possuem taxas mais baratas do que o oferecido por bancos tradicionais devido a dois grandes diferenciais. O primeiro é a ausência de estrutura física. O segundo fator é o uso da tecnologia para oferecer uma taxa de juros personalizada de acordo com o risco da análise de crédito de cada cliente.

Além dos programas do governo, outras alternativas são financiamentos privados ou mesmo a captação de um venture capital.

 

Passo a passo para conseguir financiamento para tecnologia

 

Não vamos mentir, esse é um assunto delicado porque demanda os dois ativos mais preciosos de um empresário: tempo e dedicação. Por isso, fizemos um passo a passo prático de como conseguir financiamento para a sua tecnologia.

1) Selecione a linha adequada

O que você pode fazer é entrar nos sites dessas instituições citadas acima e buscar quais são as que possuem editais abertos.

Depois, analise quais são as características do programa, verificando se a sua empresa é elegível. Esteja atento aos detalhes! Existem critérios como tempo de abertura do CNPJ, faturamento mínimo, razão social, etc., que podem desqualificar a sua empresa.

 

2) Analise os critérios elegíveis

Outro ponto importante é verificar se a sua inovação tem aderência com as tecnologias que o programa visa apoiar.

Além de verificar se sua empresa está no setor para qual o recurso está destinado, alguns programas, principalmente os que funcionam por meio de editais, limitam o apoio financeiro a apenas algumas tecnologias específicas.

Como exemplo, o último edital do INOVA TI da FINEP apoiava somente tecnologias de PaaS, deixando de fora todas as outras tecnologias de software.

Assim, cuidado para não comer bola e mandar um projeto para um programa que apoia somente tecnologias semelhantes mas não exatamente a sua, sob o risco de ser desqualificado e perder todo o trabalho.

 

3) Elabore um material de qualidade

Encontrando a linha de financiamento certa, o próximo passo é montar a papelada exigida. Aqui está a parte mais difícil do trabalho, pois para aprovar um recurso no governo é necessário elaborar um material de qualidade.

Esse é um trabalho que exige muito do empresário e para todos os efeitos, você pode contar com a ajuda da idr consultoria  para te orientar e escrever o seu projeto.

No final, conseguir um financiamento com juros reduzidos, um financiamento de startups ou dinheiro a fundo perdido pode ser a única alternativa para viabilizar e/ou desenvolver a sua tecnologia nova.

Ou mesmo realizar a melhoria necessária ao seu produto para manter a sua empresa competitiva, dando o impulso necessário ao seu crescimento.

 

idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por anos, que tal bater um papo rápido com nossos consultores especializados?

Tags :

BNDES Linhas e Programas, Consultoria de financiamento para empresas, Consultoria Financiamento P&D, Empréstimos e financiamento para empresas, FAPESP PIPE, Financiamento Inovação, Financiamento para Empresas, Financiamento para P&D, FINEP, fintechs, fintechs de crédito, Fundo perdido, Fundo Perdido do Governo Federal, Subvenção, subvenção tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo