Se você está aqui deve ser porque está apertado e não sabe mais o que fazer para conseguir capital de giro para a sua empresa. Faça uma pausa, respire fundo e leia o post até o final. Quando terminar, com certeza, você irá visualizar os caminhos possíveis para sair dessa situação.
Antes de continuar, gostaríamos de te acalmar relembrando que você não está sozinho. Sabemos que as coisas não estão fáceis para os empresários no País. Após anos e anos de instabilidade política e retração na economia, a verdade é que muitas empresas estão precisando de um empréstimo para equilibrar as contas.
Estes fatores externos fizeram com que até empresas mais sólidas precisassem recorrer à capital externo para viabilizar a continuidade de sua operação.
A dica é pensar positivo. Mesmo que seu pedido de capital de giro tenha sido negado (ou aprovado abaixo do limite), existem esperanças. Só que é interessante fazer uma reflexão de porque a sua empresa não está conseguindo o crédito que precisa. Talvez seja necessário corrigir alguns pontos antes de fazer uma nova tentativa.
O que pode estar dando errado?
Muitas pessoas evitam a autocrítica e por isso, é importante fazer uma reflexão sobre o porquê o processo não está indo para frente. Separamos abaixo alguns aspectos avaliados pelos bancos para você avaliar se são os fatores impeditivos para a operação:
- Empresa sólida financeiramente com mais de dois anos de existência;
- Não estar negativada – o que se estende para os sócios na pessoa física;
- Não existir processos administrativos ou trabalhistas;
- Nenhum dos envolvidos terem CNPJ zumbis ou negócios antigos que não foram encerrados;
- Não ter garantias para operação.
Caso sua empresa esteja enfrentando algum desses problemas, é fundamental solucioná-los porque serão sempre um entrave para conseguir capital no mercado. Se você não souber muito bem por onde começar, talvez seja a hora de contratar um consultor financeiro para auxiliá-lo.
Alternativas para conseguir capital de giro
Você atende todos os requisitos e, por algum motivo, não conseguiu crédito ou conseguiu um limite abaixo do que realmente está precisando? Normalmente, as instituições financeiras costumam liberar um valor máximo de crédito próximo a um faturamento mensal. Se você precisa de mais dinheiro do que isso, existem três alternativas:
- Fintechs de crédito: como as fintechs de crédito atendem um público menor que os bancos comerciais, normalmente, realizam uma análise de crédito mais detalhada. Em alguns dos casos, o resultado acaba sendo favorável à empresa, que consegue um limite de crédito maior. Segundo o Finnovation 2018, existem 56 focadas em crédito e empréstimo. Caso você esteja sem tempo para correr atrás de uma por uma, que tal terceirizar a burocracia para um de nossos especialistas em capital de giro?
- Bancos do Governo: como é interesse do Governo fortalecer economicamente a empresa, eles estão dispostos a aceitar um risco maior que o normal. Isso significa que em alguns casos a empresa pode conseguir um limite de crédito maior, principalmente em se tratando de projetos de investimento.
- Fundos privados: Para grandes empresas, uma excelente opção é a captação de financiamentos em fundos privados. Há vários tipos de fundos dispostos a realizar tal operação, com excelentes taxas de juros para as empresas, partindo de CDI + 3 % ao ano.
Lembra da listinha do que pode estar dando errado? Para finalizar, precisamos conversar sobre o principal fator que impede o acesso ao crédito no Brasil: a falta de garantias reais.
As garantias são determinantes para a aprovação de um processo de crédito porque sinalizam para o banco que seu dinheiro será devolvido caso o empreendedor não consiga pagar as prestações. Sem garantias é muito difícil conseguir algo com juros bons, além do que o seu próprio banco oferece.
Você sabe o que são garantias? Entenda nesse material exclusivo da idr consultoria quais tipos de garantias existem e como escolher a melhor para o seu financiamento!
Por isso, recomendamos que você faça um diagnóstico de quais garantias podem ser oferecidas (como terras, imóveis), seguro garantia, fiança bancária, recebíveis, estoque, empresa, aval, etc. E ainda verifique quais os tipos de garantias que o banco oferece, além das tradicionais. Uma dica para pequenas e médias empresas é usar os fundos garantidores.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Desejamos uma boa sorte na sua procura, e que você consiga o capital de giro que precisa para continuar crescendo. Bons negócios!
A idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por anos, que tal bater um papo rápido com nossos consultores especializados?