5 dicas para conseguir um capital de giro em fintechs de crédito

Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Itaú e o Bradesco são responsáveis por quase 80% das operações de crédito no Brasil. Esse oligopólio é extremamente desvantajoso para os empresários brasileiros, principalmente tratando-se da análise de crédito. Algumas vezes, o banco não se dá o trabalho de oferecer a melhor opção para o cliente ou ainda dão um limite de crédito muito abaixo do que a empresa está precisando. 

Partindo de um gap neste mercado, onde várias empresas precisam de capital mas não conseguem nessas instituições, é que surgiram recentemente diversas fintechs (fintech é a junção entre as palavras “finance” e “technology” – finanças e tecnologia em inglês). Tratam-se de empresas tecnológicas que se propõem a oferecer serviços financeiros de forma rápida, intuitiva e fácil. Dentre elas, destacam-se as especializadas em crédito. Aqui nesse conteúdo, vamos falar um pouco sobre o que são as fintechs e algumas dicas de como conseguir um empréstimo dessas empresas inovadoras.

 

Quais são as vantagens de conseguir um capital de giro nas fintechs? 

 

As fintechs de crédito possuem taxas mais baratas do que o normalmente oferecido no mercado devido a dois grandes diferenciais. O primeiro é a ausência de estrutura física. Ao contrário dos grandes bancos de varejo, as fintechs não possuem agências bancárias e normalmente atuam apenas com um único escritório sede, dependendo de uma plataforma tecnológica para realizar o processo, o que barateia os custos elas. 

O segundo é o uso da tecnologia para oferecer uma taxa de juros personalizada de acordo com o risco de cada cliente. Nos bancos tradicionais, os clientes são separados em grandes grupos com características semelhantes. Assim, bons pagadores com um score de crédito alto terminam pagando juros mais altos para compensar a inadimplência de outros, e a análise de crédito nunca é personalizada, de modo que o banco muitas vezes não oferece as taxas ou o limite que a empresa mereceria. 

 

05 dicas para conseguir capital de giro em fintechs de crédito

 

#1 Avalie a situação financeira da sua empresa

Uma desvantagem em relação às fintechs é que elas costumam ser bastante rigorosas, o que significa que elas vão conceder o crédito apenas se sua empresa cumprir alguns pré-requisitos, como por exemplo, não estar negativada. Ter boa saúde financeira, patrimônio líquido positivo, faturamento constante e ter lucratividade também serão itens avaliados que contam bastante ponto na hora de conseguir o crédito. 

Aqui, vale um presta atenção: algumas empresas acham estão com tudo em dia, e mesmo assim estão negativadas porque esqueceram de pagar algo pequeno, como uma conta de telefone, por exemplo, e estão negativadas. O sistema financeiro é cruel, e não perdoa. Já aconteceu isto com alguns dos nossos clientes, portanto, é bom ter cuidado e consultar periodicamente se está tudo ok neste sentido, pois a gente nunca sabe quando o caixa vai dar uma apertada e a empresa precisará de um capital de giro nas pressas

 

#2 Se antecipe à necessidade de um crédito externo 

Apesar de ser mais rápido do que outros financiamentos, como captar um crédito nos bancos do governo, o empréstimo das fintechs costumam levar de um a dois meses para serem aprovados. Por isso, é fundamental que a empresa saiba se planejar, para ter tempo hábil para conseguir captar o crédito no mercado sem pressa. Assim, vale a pena lembrar a importância de ter um bom planejamento financeiro. Indicamos a leitura de alguns conteúdos para te auxiliar:

 

#3 Sua empresa é sólida?

A sua empresa precisa ter mais de dois anos de CNPJ e faturamento correspondente a esse período. Além disso, a análise de crédito envolve o histórico dos sócios, se são experientes, possuem conhecimento do negócio e estão em dia com suas obrigações legais. Também não pode existir nenhum processo trabalhista em nome de nenhum dos envolvidos no negócio., pois isto dificultará muito obter o crédito. 

 

#4 Envie a documentação sem erros

Confira todas as certidões e documentos necessários para o processo e fique de olho nos prazos para envio. Algumas fintechs pedem alguns comprovantes e outras não. A documentação exigida é um item que varia bastante. Planeje-se para conseguir cumprir com as datas previstas para protocolar o que é necessário para iniciar seu processo de aprovação. Lembre-se de que o Brasil é um país burocrático, por isso, acrescente um prazo para atrasos ou outros imprevistos. Nestas horas terceirizar a burocracia para consultor financeiro pode aliviar você de ter que correr atrás da documentação e assim lhe economizar tempo e dinheiro. Que tal falar com nossos especialistas em capital de giro? 

 

#5 Saiba qual garantia aportar na operação 

Para conseguir um capital de giro em uma dessas fintechs a empresa deverá apresentar garantias reais para viabilizar a operação. Isso consiste, como a palavra diz, em bens que possam ser vendidos ou leiloados caso a empresa não consiga pagar o empréstimo, principalmente carros ou imóveis. Cada instituição possui as suas exigências de garantias reais próprias, lembre-se de conferir o que pode ser aceito ou não.

Você sabe o que são garantias? Entenda nesse material exclusivo da idr consultoria quais tipos de garantias existem e como escolher a melhor para o seu financiamento!

 

Apesar de serem novas, as fintechs são negócios sérios e foram recentemente regularizadas pelo Banco Central a conceder crédito sem a intermediação de terceiros. Atualmente, existem 332 empresas no Brasil, das quais 58 são destinadas a concessão de crédito, equivalente a 17%.

Entre tantas fintechs de crédito, qual delas escolher? Infelizmente, não tem muito o que fazer senão compará-las uma a uma em termos de taxa de juros. Nestas horas contar com um consultor especializado pode fazer toda a diferença para que você continue tendo tempo para focar em seu negócio.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Desejamos uma boa sorte na sua procura, e que você consiga o capital de giro que precisa para continuar crescendo. Bons negócios!

A idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por anos, que tal bater um papo rápido com nossos consultores especializados?

Tags :

Capital de Giro, capital de giro barato, capital de giro para empresas, Capital de Giro São Paulo, como consegui um capital de giro para a minha empresa, Consultoria Capital de Giro, consultoria para capital de giro, empréstimos de capital de giro, fintechs, fintechs de crédito

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo