4410
Blog

Sua empresa está no vermelho? Dicas de como sair dessa

Financiamento

Dívidas. Um assunto delicado presente na vida da maioria das pessoas. E como empresas são resultados das escolhas dos seus dirigentes e líderes, uma grande parte termina experimentando o amargo de ficar no vermelho.

Uma situação de endividamento é totalmente normal dentro do empreendedorismo, não existe razão nenhuma para se envergonhar. Com planejamento e disciplina, quase todas as empresas conseguem sair dessa. Claro que existem casos e casos. Mas acredite: existe luz no fim do túnel.

Aqui nesse post, nós vamos dar umas dicas e algumas orientações de como sair dessa. Seja por meio de uma solução de crédito adequada ou pela renegociação da dívida, no final desse texto, você terá retomado as esperanças.

Comece analisando sua situação

Para encontrar o melhor caminho para sair do vermelho, você precisa manter a cabeça no lugar e o sangue frio e analisar verdadeiramente qual a sua situação. Comece calculando o tamanho da sua dívida e como sua empresa chegou até aqui.

Se, por acaso, operacionalmente está acertada, está lucrando e o endividamento está relacionado com problema de liquidez no curto prazo, uma das opções é buscar uma solução para melhorar o perfil dessa dívida.

No entanto, se a empresa apresentar um problema operacional, está deficitária e apresentar um certo envidamento, a situação é outra e exisge uma atuação mais drástica. O buraco, nesse caso, é um pouco mais embaixo.

Ainda existe os casos mais graves, quando a empresa está desestruturada, com um endividamento alto, deficitária e a um passo da recuperação judicial. Essa é uma situação mais díficil e estressante. Mas mesmo assim, ainda existe opções.

Então, chegando aqui, perguntamos: qual a situação da sua empresa?

Como tirar a sua empresa do vermelho?

Sabemos que é doloroso mas apenas dissecando seus verdadeiros problemas e diagnosticando a real situação da empresa, é possível parar de sangrar. A seguir, apresentamos alternativas de para cada um dos perfis que descrevemos acima:

Operacionalmente acertada

Uma das soluções para uma empresa que está operacionalmente bem e endividou-se por causa de pagamento de fornecedores ou vendas a prazo, por exemplo, é renegociar a dívida, buscando alternativas que ofereçam um maior prazo de amortização e juros mais baixos. O foco não é arrumar a casa já que a questão é realmente pagar as dívidas.

Como na maioria das vezes, esse débito é com bancos de varejo, o plano é sentar com os gerentes e fazer propostas de renegociação. Com apoio e consultoria adequadas, em breve, é possível barganhar condições mais favoráveis para o pagamento. Contudo, é necessário agir rápido uma vez para não dar com a cara no muro e piorar a situação.

Deficitária

Se sua empresa tem um problema operacional, está deficitária e já existe um certo endividamento é necessário um plano de ação diferente. Envolve, antes de mais nada, reorganizar as finanças, arrumar a casa e, assim, tornar um negócio lucrativo novamente.

Por meio de um trabalho construtivo, é possível pensar em alternativas para se reerguer e se remodelar. No fim, melhorar. Algumas ações que podem ser tomadas é mudar a linha de produto ou mudar o direcionamento, focando em coisas mais lucrativas.

Assim, é possível atuar em duas frentes: diminuir prejuízo e começar a gerar certeza lucrativa. E assim, conseguimos chegar na situação da primeira empresa. E a partir disso, partir para a renegociação da dívida.

Endividamento alto

Existe ainda o terceiro cenário, quando a empresa está desestruturada, com um endividamento alto, deficitária e rumando a passos largos da recuperação judicial. Essa é uma situação mais difícil porque envolve elementos estressantes e outros tipos de renegociação.

Envolve fazer um diagnóstico profundo do ativo empresarial, saber quais as dívidas podem ser barganhadas primeiro, ajustar o débito com os credores, fornecedores e colaboradores. E então, tentar retomar o lucro para chegar na situação do primeiro cenário.

Conclusão

Caso você tenha chegado até aqui, espero que tenha percebido que mesmo que sua empresa esteja muito endividada existe um caminho óbvio que precisa ser percorrido para reverter a situação. Analisar qual o verdadeiro cenário, o que envolve, estrutura, lucro e tamanho da dívida. Em seguida, veja como começar a pagar, tente buscar alternativas para voltar a lucrar e então, tente uma renegociação de dívidas.

Importante relembrar de que existem consultorias especializadas em descobrir as melhores alternativas para tirar a sua empresa do vermelho. A idr é uma delas. Entre em contato conosco. Podemos ajudar.

Boa sorte!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    M&A

    Sim, um financiamento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Pode ser distância entre ser uma indústria 4.0 ou ter uma planta obsoleta que será ultrapassada em pouco tempo. Pode ser o impulso necessário para retirar aquela tecnologia da gaveta e colocá-la no mercado. Pode representar a reviravolta do seu negócio.

    BNDES

    BNDES lança linha de financiamento para desenvolvimento de tecnologias IoT voltada para agronegócio. Saiba mais como funciona e confira os detalhes!

    BNDES

    Uma boa notícia para os empresários brasileiros. Apesar da crise, parece que aos poucos a economia está retomando a força. A prova disso foi o aumento dos desembolsos do BNDES para o financiamento de máquinas e equipamentos das famosas linhas Finame, Capital de Giro e Progeren.

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve