Antecipação de Recebíveis: como receber o valor das vendas

Sabemos que desde as grandes empresas até as menores passam por apuros em determinado momento da vida e terminam precisando do famoso capital de giro. Sim, aquele recurso financeiro que garante a continuidade das operações e atividades da empresa.

Uma alternativa para levantar recursos com agilidade é apostar na antecipação de recebíveis, que nada mais é que antecipar o valor das suas vendas.

Vamos explicar melhor: como o próprio nome já diz, é uma ação onde a empresa adianta o recebimento das vendas realizadas por meio de duplicatas, a prazo, parceladas no cartão de crédito e no carnê, nos cheques pré-datados em recursos líquidos imediatos.

Essa é uma modalidade indicada, principalmente, para empreendedores que vendem seus produtos ou serviços com prazos longos de recebimentos e de pagamento aos fornecedores ou colaboradores. 

Interessado? Vamos conversar mais sobre como receber o valor das vendas. 

 

Mais sobre antecipação de recebíveis: o que é e como funciona

 

Retomando: a antecipação de recebíveis é uma operação em que a empresa adianta o recebimento desses valores em instituições financeiras que assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do valor dos títulos negociados (antecipados ou descontados). 

Alguns exemplos são: 

  • securitizadoras;
  • factorings;
  • instituições financeiras. 

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.

Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação.

 

Operacionalizando a antecipação de recebíveis

 

A antecipação de recebíveis é uma modalidade onde a empresa recebe o valor referente aos recursos antes do tempo. Se sua empresa possui contas para receber nos próximos meses, essa é uma ótima opção para conseguir crédito para capital de giro. 

Para isso, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e descontam uma taxa de 3% a 12% ao mês. Essa taxa é maior dos que os juros dos financiamentos de capital de giro (os que são considerados saudáveis) mas ainda sim é um opção muito interessante. 

Principalmente, para aquelas empresas com balanços desfavoráveis e que tenham dificuldade em obter um limite de crédito alto. No entanto, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. 

Quer saber mais sobre as condições e taxas das antecipação de recebíveis? Simule gratuitamente aqui!

Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.

Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. 

É importante considerar todas as variáveis antes de tomar uma decisão. Em suma, a antecipação de recebíveis é uma maneira prática de quitar as obrigações financeiras do negócio. 

Usualmente, é uma opção viável para empreendedores que buscam capital de giro para um novo negócio, expandir a atuação comercial ou ainda refinanciar as suas dívidas. Avalie! 

 

Se precisar de ajuda, existem especialistas, como da idr consultoria, que estão aptos para ajudá-lo a encontrar qual opção melhor se encaixa no seu planejamento financeiro. Que tal falar agora com um de nossos consultores especializados mandando um WhatsApp ou ligando para 011 94551-7955?

Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.



 

Tags :

Antecipação Cartão de Crédito, Antecipação de Cheques, Antecipação de Duplicatas, Antecipação de Recebíveis, capital de giro fluxo de caixa, capital de giro sem garantia real

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo