Qualquer pessoa à frente de um negócio sabe que existem momentos que a coisa aperta. Pode ser uma crise, uma recessão, um erro de planejamento ou alguma situação externa que não podemos controlar. Ou ainda cenários inerentes no empreendedorismo, como evoluir uma empresa, crescer, modernizar, desenvolver um produto, abrir uma franquia… Independente de qual seja o motivo, pode ser que um dia o caixa esteja curto.
É aí que entra o famoso capital de giro.
O capital de giro nada mais é que um empréstimo de curto prazo. Isto no jargão do empresário, embora contabilmente o conceito seja um pouco distinto (capital de giro = ativo circulante – passivo circulante). De modo simplificado, é o dinheiro que a empresa precisa para girar a sua operação.
Se você precisa de dinheiro rápido, financiar a continuidade das operações da empresa, percebeu que faltam recursos para pagar fornecedores e funcionários, fez uma grande venda inesperada a prazo que causou um descasamento no caixa ou qualquer outra situação, fique tranquilo. Esse post vai te ajudar.
05 dicas para captar capital de giro para minha empresa
Existem diversas instituições financeira no mercado que oferecem crédito para as empresas, no entanto, a maior delas possui um custo de operação caríssimo. Normalmente, os juros mensais giram em torno de 6 a 7%. Sem contar que as condições para pagamento não são nada facilitadas.
Dentro do leque de opções, há aquelas que chamamos de financeiramente sustentáveis, ou seja, alternativas que condizem com a realidade do caixa da sua empresa. Afinal, do que adianta um empréstimo maior do que o caixa pode aguentar? Estamos falando dos financiamentos públicos, de bancos do Governo como o BNDES, agências de fomento como a Desenvolve SP e o BADESC ou ainda bancos menores e financeiras.
Fizemos um e-book bem interessante sobre o BNDES suas linhas de financiamento e os primeiros passos para conseguir um financiamento no banco nacional de desenvolvimento. O que acha de baixar gratuitamente, ler e pensar no seu financiamento com juros mais baixos? Leia agora!
Vamos citar 05 dicas para conseguir um capital de giro para sua empresa, que funcionam mais como orientações. Segui-las te ajudará a levantar recursos financeiros de forma fácil, rápida e o melhor de tudo: barata. Ou seja, algo em torno de a partir de 1% ao mês, com prazos maiores para pagamento.
#1 Faça uma reflexão
Para conseguir as melhores linhas de financiamento para a sua empresa, o primeiro passo é fazer uma boa reflexão sobre a situação real das finanças. Isso é importante porque para conseguir um empréstimo a baixo custo é necessário um balanço financeiro positivo, faturar no mínimo R$ 100 mil reais por mês. Possuir respaldo patrimonial de no mínimo 150% do empréstimo também ajuda bastante na hora de dar a garantia do empréstimo. Você precisa estar consciente da sua situação atual para conseguir pensar nas possibilidades.
Fora isso, a empresa precisa ter pelo menos 2 anos de operação e não estar negativada.
#2 Avalie todos os aspectos envolvidos
Além de estar com as finanças minimamente em ordem, para conseguir um empréstimo de capital de giro barato é importante provar que sua empresa é idônea. Isso significa que você, seu cônjuge, seus sócios e todos os envolvidos no contrato social da empresa precisam estar em dia com as obrigações com o Governo, não possuir dívidas muito antigas, não estar negativado, não possuir grandes processos trabalhistas, não estar devendo impostos, etc. Em suma, sua empresa precisa ser confiável aos olhos do mercado.
#3 Decida a finalidade do recurso
Qual a finalidade do seu capital de giro? Você já sabe que não pode ser para cobrir dívidas, já que sua empresa precisa estar financeiramente bem para conseguir crédito no mercado. Então, é para ampliar? Construir? Crescer? Isso é importante porque se você precisa de dinheiro para um projeto de investimento como, por exemplo, quando o empresário compra uma máquina nova e precisa de matéria prima para começar a fabricar, existem outras linhas de financiamento mais adequadas para você do que um simples capital de giro.
Que tal avaliar outras opções de financiamento baixando gratuitamente nosso Guia do Financiamento?
#4 Escolha a melhor instituição
Existem três modalidades de instituições financeiras que concedem linhas de crédito de capital de giro: os bancos do governo, as empresas de crédito (financeiras) e os bancos comerciais tradicionais. Os bancos públicos são uma ótima alternativa para empresas de todos os portes, embora a maioria dos empresários, por nunca terem mexido com estes bancos, termina por ignorar esta opção e ir atrás dos bancos comerciais.
Tanto as empresas de crédito e os bancos comerciais possuem juros mais altos que os bancos do públicos. Não tem como se equiparar ao governo, pois é interesse dele fortalecer as empresas locais, enquanto as financeiras e bancos são empresas com fins lucrativo. No entanto, avaliar as financeiras pode ser mais interessante se a empresa estiver com pressa para conseguir o capital, ou mesmo não atenda os requisitos para trabalhar com os bancos públicos. Existem linhas de capital de giro com juros a partir de 1% ao mês, de acordo com a análise de crédito da empresa.
#5 Verifique quanto o empréstimo vai custar
Decidir se vale a pena pegar um capital de giro no mercado passa pela avaliação dos mesmos fatores que devem ser analisados na hora de tomar um empréstimo. Taxas de juros, prazos de carência e amortização, calcular o quanto você pode pagar, e principalmente quais garantias você vai dar para a operação são essenciais para definir qual o melhor capital de giro para sua empresa.
Com essas cinco dicas, você estará apto para encontrar as linhas de financiamento que fazem mais sentido para você. E ainda, possui um norte para para procurar qual o melhor caminho para conseguir esse aporte que pode significar a verdadeira virada.
Caso precisem de auxílio, conte conosco. A idr consultoria é especializada em auxiliar empresas de diversos portes a captar um financiamento com juros baixos. Temos diversos cases de sucesso que podem ser exatamente iguais ao que a sua empresa precisa.
Além disso, possuímos parcerias com inúmeras empresas de crédito e conseguimos garimpar a melhor taxa de juros para sua empresa. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por ano, que tal entrar em contato com nossos consultores especializados no whastapp 011 9 4007 9208?